melhora-o-sangue

Muitas pessoas já vem escutando falar da Dieta Low Carb mas não sabem do que realmente se trata. Nas minhas Lives são comuns perguntas do tipo: “O que é a Dieta Low Carb?” ou “Qual a diferença da Dieta Low Carb para uma Dieta convencional?” ou ainda “A Dieta Low Carb é a mesma Dieta da Proteína?“.

Nesta postagem vou me ater a pergunta inicial: “O que é a dieta Low Carb?”.

O que é a Dieta Low Carb

A Dieta Low Carb é uma dieta de baixo carboidrato que foi comprovada cientificamente como a melhor dieta para emagrecimento e para o tratamento de doenças ligadas a síndrome metabólica (Diabetes, Esteatose Hepática, Triglicerídeos Alto, etc.) de todos os tempos.

O nome completo dela é Low Carb High Fat, que quer dizer Baixo Carboidrato e Alta Gordura. Sendo assim não basta apenas baixar o consumo de carboidratos, é preciso aumentar o consumo das gorduras saudáveis para poder ter os benefícios que esta dieta traz para a saúde. Esta já é uma grande diferença da Dieta Low Carb para a Dieta da Proteína.

Como a Dieta Low Carb funciona

Outra pergunta comum é a respeito do funcionamento da Dieta Low Carb. Sempre me perguntam: “Como posso emagrecer comendo gordura?” ou “Mas comer gordura não engorda?” E realmente parece meio óbvio se pensar que: Comer Gordura é igual a Armazenar Gordura. Só que não!

O nosso corpo não é tão simples como parece. E não é pelo simples fato de se comer gordura que ele vai armazenar a gordura. Para o nosso corpo poder armazenar gordura existe um hormônio responsável que deve estar alto no sangue, e este hormônio é a insulina.

O único tipo de alimento que sobe a insulina no sangue é o carboidrato, e por isso na Dieta Low Carb, quando baixamos o consumo de carboidratos, a insulina se mantém baixa e o corpo não armazena gordura, pelo contrário, ele começa a queima gordura!

Como o meu corpo armazena gordura?

Ao consumir carboidratos refinados e principalmente os de alto índice glicêmico o nosso corpo faz uma grande liberação de insulina, isso porque o alto consumo deste tipo de alimento aumenta muito o açúcar o no sangue. Como o açúcar alto no sangue é tóxico para o organismo, rapidamente o pâncreas faz uma grande liberação de insulina que “pega” esta açúcar circulante e coloca na célula na forma de triglicerídeo (gordura).

Por isso quanto mais carboidratos você come, mais gordura você armazena.

E ainda tem mais, entre estes picos de insulina e de glicose sanguínea, se inicia um ciclo de compulsão por carboidratos que aumenta cada vez mais a gordura corporal.

Pois quando a insulina é liberada e armazena o açúcar nas células na forma de gordura, ela baixa o açúcar no sangue de forma muito rápida, o que causa uma leve hipoglicemia, levando a pessoa a ter fome e a querer comer carboidratos para poder se sentir bem novamente. Ela come carboidratos novamente, o corpo libera insulina de novo, e o ciclo é sem fim…

Mas existe uma esperança… Podemos programar o nosso corpo para queimar gordura!

Como programar o meu corpo para queimar gordura?

A maravilha de fazer o corpo queimar gordura é um dos grandes benefícios da Dieta Low Carb para a saúde. Na verdade o nosso organismo foi programado biologicamente para sempre utilizar a gordura como fonte principal de energia. Mas devido as mudanças alimentares trazidas com a industrialização, ele acabou ficando “mal acostumado” a queimar apenas glicose como forma de energia.

Assim, o alto consumo de carboidratos da sociedade atual acabou viciando o corpo em carboidratos, e levou a essa epidemia de obesidade e doenças crônicas que vemos hoje em dia nos adultos e até nas crianças.

Para cortar este “ciclo sem fim” dos carboidratos, temos que fazer uma dieta de baixo carboidratos, assim poderemos manter a insulina baixa no sangue e fazer o corpo queimar gordura.

O processo é natural, a partir do momento que você entrar em uma Dieta Low Carb, diminuir o consumo de carboidratos e aumentar o de gorduras, o seu corpo irá entender que não terá mais a oferta de glicose que tinha antes para usar como energia, então irá buscar nos seus estoques de gordura,a energia necessária para continuar funcionando… E tcharam! Você estará queimando gordura sem muito esforço!

Como Fazer a Dieta Low Carb

Então vamos para o que interessa! Se  você busca emagrecimento e saúde está na hora de começar a fazer a Dieta Low Carb para mudar a sua vida!

O ideal ao fazer qualquer tipo de intervenção que vá influenciar na sua saúde é ter o acompanhamento de um profissional qualificado. Como ainda existem poucos profissionais trabalhando com esta dieta, resolvi escrever um GUIA para que todas as pessoas que queiram fazer a Dieta Low Carb possam fazer com segurança!

Este guia é o livro: Emagreça Já! Ele está disponível para ser entregue no Brasil e no Exterior e já foi até traduzido para o Inglês.

Além do livro temos também o aplicativo: Emagreça Já! que está disponível para IOS e Android.

Mais informações sobre estes produtos você encontra aqui!

Até daqui a pouco!
Turí Souza

 

4 comentários em “O que é a Dieta Low Carb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s